Atendimento com Hipnose Clínica e Hipnoterapia


Atendimento com Hipnose Clínica, no Centro de Atendimento Psicosocial – CAPS, Ceará.

A hipnose é uma técnica utilizada em algumas situações específicas, como nos casos de Estresse Pós Traumático – TEPT.

Neste caso, atendido em 2001, o cliente estava tão sensível à hipnose, que logo no início da aplicação, apresentou sinais de sonambulismo hipnótico. Esse nível de dissociação da atenção é muito intenso, muitos clientes dizem não conseguir se recordar do que se passou durante a sessão, sentem-se como se tivessem dormido.

Provavelmente, esse fenômeno era mais comum na época do descobrimento da hipnose e deve ter motivado o médico James Braid a batizá-lo com esse nome (Sono Neurohipnológico). Porém, menos de 10% dos clientes atendidos com hipnose no consultório psicológico desenvolvem esse estágio de concentração.

As populações de baixa renda são mais suscetíveis ao efeito da sugestão. Isso pode ser bastante favorável no tratamento por terapia breve, mas também pode representar uma vulnerabilidade, caso as instruções da autoridade sejam tendenciosas e anti-éticas. Uma pessoa ser muito sugestionável indica, antes de mais nada, o histórico de situações anteriores com o estabelecimento de boas relações de confiança.

sonambulismo hipnotico hipnose clinica fortaleza

Pesquisa Clínica

Abaixo, o resumo de uma pesquisa clínica utilizando a hipnose clínica na terapia comportamental do Transtorno do Estresse Pós Traumático – TEPT.

A literatura sobre a utilização clínica da hipnose é vasta, uma das maiores de todas as intervenções comportamentais. Porém, o sensacionalismo do cinema e os mitos são muito mais abrangentes do que toda a literatura científica junta. A maior parte da população é suscetível aos veículos de comunicação de massa, ficando o conhecimento científico restrito a cerca de 1% a 2% da população capacitada para a sua leitura.

Note que a hipnose não é uma terapia, mas um procedimento clínico utilizado por psicólogos para facilitar a terapia. O uso indiscriminado da hipnose – ou até mesmo de técnicas de relaxamento – em alguns casos, podem agravar os sintomas de algumas doenças, tornando o tratamento subsequente muito mais difícil, especialmente, em certos tipos de depressão.

Hipnose tept

Artigo

 


About Leon Vasconcelos

é psicólogo, mestre em saúde coletiva e bacharel em comunicação social com interesse em jornalismo científico. Sua vida acadêmica iniciou na área das ciências biológicas, por três anos participou de pesquisas experimentais em neurofarmacologia molecular. Largou o mestrado em fisiologia humana para se dedicar à prática da psicologia clínica. Atualmente trabalha com análise do comportamento, finanças comportamentais e psicologia esportiva.