ATENDIMENTO


 Atendimento Telefônico 08:00 às 11:00 e das 15 às 19:00

 (85) - 3016.9680

Secretária Sra. Elisângela


(85) 99660.0342

Psicólogo Leon Vasconcelos


 Próximo a Otoclínica

Atendimento Particular

Adolescentes e Adultos


Primeira Consulta

Desconto de 20% na primeira consulta


 Horários

Tarde e Noite


Psicoterapia Convencional

Psicoterapia

Modalidade de tratamento que se propõe a ampliar o autoconhecimento para a realização de mudanças comportamentais, respostas emocionais e desempenho social.

Como Funciona

É realizada em sessões de terapia de 50 minutos, onde são feitos questionamentos quem visam aprofundar e obter dados para a análise e compreensão dos sinais, sintomas e demandas do paciente.

O trabalho exige dedicação do cliente e do terapeuta, pois a maioria das pessoas prefere não tocar nas suas "feridas afetivas". Por isso, é necessário tempo para o estabelecimento da confiança necessária a exposição da intimidade, dos sentimentos e dos comportamentos do cliente, transformando o que antes era julgado como fraqueza em resiliência e habilidade social.

Critérios

É necessário experiência, conhecimento especializado e empatia para desenvolver bom trabalho de psicoterapia, caso contrário, o paciente poderá passar vários anos fazendo terapia sem adquirir o autoconhecimento e as habilidades necessárias para se tornar mais seguro, independente e confiante. 

Psicoterapia Não Convencional

Psicoterapia Breve

Também chamadas de Terapias Breves, são modelos de tratamento com foco em intervenções nos sintomas, visando o alívio e o restabelecimento rápido do cliente ao trabalho.

Essa linha terapêutica foi incentivada após as Guerra do Vietnã, nos USA, para atender a grande demanda por tratamentos de neuroses de guerra.

Indicações

Indicada como parte integrante dos tratamentos paliativos, nos casos que exijam intervenções rápidas e pontuais. Nosso plano de intervenção é realizado em 5 sessões.

Limites

As técnicas devem ser usadas com parcimônia, sendo indicadas apenas nas situações clínicas que exijam tratamento paliativo, não sendo um substituto para a terapia convencional.

Entenda as Diferenças

As Psicoterapias Breves são um conjunto de técnicas de intervenção que visa o alívio rápido de sintomas. Prolongar o número de sessões não as tornam Psicoterapias Convencionais, apenas indica sua ineficiência para tratar problemas que deveriam ser analisados pela psicoterapia convencional.

A "brevidade" se refere ao propósito e a estrutura da terapia, e não ao tempo de tratamento. A aplicação equivocada das técnicas breves não vai resolver problemas que sejam indicação da terapia convencional.

A Psicoterapia Convencional foi desenvolvida para ser minuciosa, profunda e investigativa, buscando analisar todo o repertório funcional de comportamentos e não apenas os sintomas.

Infelizmente, interesses de base econômica e cultural incentivam os tratamentos de efeitos rápidos mas temporários, em detrimento dos tratamentos com resultados duradouros. A psicoterapia convencional, embora promova o conhecimento aprofundado do cliente, identifique as causas dos sintomas e promova autoconhecimento e habilidades sociais, estabelecedoras de mudanças duradouras nos comportamentos, não são economicamente a mais viáveis*. Elas exigem investimentos dos profissionais em cursos longos e aprofundados, enquanto as terapias breves podem ser ensinadas em cursos rápidos de fim de semana. 

*Segundo estudos de Follow Up que acompanham pacientes por vários anos, após os tratamentos visando avaliar a duração dos resultados.

Hipnose e Regressão

A hipnoterapia é a associação de técnicas de hipnose para facilitar o tratamento de psicoterapia. É útil nas psicoterapia breves e nos atendimentos emergenciais.

Na psicoterapia convencional – com foco nas mudanças duradouras de comportamentos  - seu uso é limitado por dois fatores:

1) A remoção de sintomas remove também as pistas que conduzem as causas dos transtornos subjacentes. Os sintomas dão pistas para se chegar as causas do conflitos, se forem totalmente removidos, dificulta a investigação;

2) A hipnose é uma técnica de intervenção, e não uma abordagem de investigação e análise dos comportamentos. O seu uso é contraproducente se ela não for devidamente adaptada aos objetivos da psicoterapia.

Enviar Pergunta

 

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem


Clínica Ativa Saúde

Atendimento clínico comportamental e consultoria.

Horários

Segunda a Sexta.
Atendimento telefônico:
8:00 as 11:00 e 15:00 as 19:00

Estamos Aqui

Rua Monsenhor Bruno, 2447
Dionísio Torres
Tel.:(85) 3016.9680
Sra. Elisâgela
Email: atendimento@comportamento.net