Leon Vasconcelos/ Junho 2, 2011/ Publicações

Está cada vez mais freqüente o número de pessoas que recorrem à hipnose para melhorar o seu desempenho nas provas e concursos. Há dez anos, o público que procurava este serviço era formado, basicamente, por jovens que estudavam para prestar o vestibular e médicos, que iriam fazer a prova de residência. Como a tendência agora é estudar para concursos, os clientes estão mais diversificados, embora a necessidade seja a mesma –  diminuir a ansiedade na hora da prova e melhorar a concentração nos estudos.

Mas antes de investir neste tipo de tratamento, há alguns cuidados importantes que se deve ter. O primeiro, é que a hipnose por si só não é terapia, sendo assim, ela não pode ajudar ninguém a melhorar o desempenho se não fizer parte de um tratamento de intervenção psicológica.

O uso da hipnose deve ser encarado como um tratamento e não apenas como uma curiosidade. É importante buscar um profissional formado em psicologia, ou medicina, que trabalha com terapia cognitivo-comportamental e hipnoterapia. Esta indicação é justificada pelo fato de ser a terapia cognitiva, é a fornecedora do embasamento científico para a utilização da hipnose. Sem esse embasamento, a hipnose deixa de ser um procedimento clinicamente validado para se tornar um caso de mera tentativa e erro.

Além disso, a hipnose que se utiliza no consultório em nada se parece com a hipnose vista na TV. E isso acontece, justamente, porque ela não é usada por profissionais de saúde para fins terapêuticos, servindo apenas para o entretenimento e a propagação de mitos, como o do suposto poder de controlar a mente, o que de fato não existe.

Se bem administrada por um clínico qualificado, o estudante pode obter resultados em poucas sessões, mas isso não é regra. O especialista deve avaliar se outros fatores não estão interferindo nos estudos e na ansiedade, como as motivações, as cobranças, as técnicas de estudo e, até mesmo a alimentação antes dos estudos pode influenciar na concentração, causando sonolência e preguiça.

Muitos estudos científicos* já indicaram que a hipnose pode ajudar a melhorar a concentração, a motivação nos estudos e a diminuir a ansiedade durante as provas. Mas lembre-se também que todos esses estudos foram realizados por profissionais especializados. Por isso, se quer melhorar sua performance nos concursos, procure um especialista que conduza o tratamento com a hipnose e bons estudos!

Leon Vasconcelos Lopes
psicólogo e mestre em saúde coletiva

 

Algumas artigos sobre o uso da hipnose para aperfeiçoar a performance nos estudos:

Carrese, M.A. (1998). Managing stress for college success through self-hypnosis. Journal of Humanistic Education and Development, 36(3), 134-142.

De Vos, H.M & Louw, D.A. (2009). Hypnosis-induced mental training programmes as a strategy to improve the self-concept of students. Higher Education: The International Journal of Higher Education and Educational Planning, 57(2), 141-152.

Jones, S. G. (2009) Hypnosis Improves Academic Performance and Reduces Test-Anxiety for College Students.

Share this Post