Terapia Cognitiva

Terapia Cognitiva é uma modalidade de intervenção mental com comprovação científica “baseada em evidências”.

As técnicas da TC podem variar dependendo do tipo de problema, ou questões a serem abordadas. Alguns dos trabalhos podem incluir: manter um diário de eventos, com pensamentos, sentimentos e comportamentos que acontecem durante esses eventos; testes e desafios de pensamento, pressupostos, percepções e crenças que podem ser irrealistas ou irracionais; gradual enfrentamento e confronto de atividades, situações, ou pensamentos que tentam ser evitados, gerando novas respostas; técnicas de hipnoterapia que ajudam a modificação de crenças, pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais.

A Terapia Cognitiva é geralmente focada em um problema específico e é estruturada de modo específico para cada cliente. Para que a terapia seja mais eficaz, se exige honestidade e abertura entre o terapeuta e o cliente. O terapeuta e o cliente desenvolvem estratégias para o gerenciamento de emoções e cognições problemáticas, orientando o cliente para uma vida mais feliz e saudável.

A TC é baseada em evidências, o que significa que há substancial número de pesquisas clínicas que provam a sua eficácia em ajudar as pessoas a fazer alterações emocionais e comportamentais. Se você alterar a forma como você pensa e percebe as coisas, você pode mudar a forma como você se sente nestas ocasiões, o que por sua vez, provocará uma mudança no comportamento.

Na maioria dos casos, o treinamento rápido em terapia cognitiva consiste em, aproximadamente, 8 sessões de terapia. As sessões são semanais, porém as manutenções podem ser feitas quinzenais, mensais, ou trimestrais.

A TC é o tratamento prescrito para a maioria dos transtornos de ansiedade e de humor.

Em Fortaleza, o treinamento em TC pode ser realizado com o psicoterapeuta, Dr Leon Lopes, no Centro Médico da Coluna Vertebral, Torre de Saúde São Mateus. Agendamento de consultas: (85) 3265.8300 / 3265.8301.

*Guia comparação após um ano de tramento da depressão: Placebo (tratamento falso); Medicamento Antidepressivo; e Terapia Cognitiva. (Azul claro- sem recaída; Azul escuro – resultados mantidos).