Leon Vasconcelos/ Fevereiro 16, 2012/ Publicações

Qual a posição correta de equilíbrio da coluna?
Ao olharmos uma pessoa com uma postura correta ela deverá quando vista de frente estar com os ombros e a bacia nivelados com o chão, correspondendo à coluna a forma de um eixo retilíneo.

Ao examinarmos uma pessoa de lado (perfil) ela apresentará curvaturas ditas fisiológicas (normais) que garantem a boa distribuição de pressão através dos discos intervertebrais. No perfil temos uma lordose cervical (convexidade posterior do pescoço), cifose dorsal (convexidade anterior do dorso), lordose lombar (convexidade anterior da região lombar), e uma cifose sacrococcígea (convexidade anterior da região do sacro e coccis).

Quando ocorrer uma alteração na posição da coluna deveremos consultar um especialista para uma orientação mais especifica em relação à coluna vertebral

Existe relação entre dor lombar e fator emocional?
Sim. A dor lombar é um sintoma muito freqüente e que pode alterar as atividades diárias do paciente e suas relações afetivas familiares e profissionais.

A sensação de dor é única, pessoal e intransferível. Para comprovar a relação descrita na pergunta usam-se vários instrumentos que medem os diferentes tipos de alterações da personalidade. Um dos mais simples e amplamente usado chama-se de questionário SF-36 que mede a qualidade de vida do paciente com lombalgia (dor lombar) através de 10 perguntas.

Deste modo podemos ter uma analise básica sobre o comportamento da dor e a sua interferência na qualidade de vida do paciente.

O que devo fazer para corrigir a má postura?
A má postura pode prejudicar seriamente o funcionamento da coluna vertebral. Ao olhar uma pessoa de frente a sua postura será nivelada, mas olhando de perfil observaremos que existem curvaturas ditas fisiológicas: lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e cifose sacrococcígea.

 Sempre que ocorrer um exagero, uma retificação ou ate mesmo uma inversão dessas curvaturas teremos o que se chama de uma má postura. Nesta situação existe a necessidade de uma avaliação ortopédica. Se não existirem problemas estruturais, atividade física orientada ensinará o paciente a ter uma postura correta nas atividades da vida diária, resultando em um bem estar físico.

 Alongar-se pela manhã pode aliviar dores nas costas?
Sim, alongar-se é um ato necessário não somente pela manhã, mas também antes e depois de qualquer atividade física.

Como se trata dor lombar?
Também conhecida por lombalgia, a dor lombar é considerada um dos problemas mais freqüentes na prática médica.

 
A coluna vertebral é um eixo retilíneo quando visto de frente e desempenha a função de suporte para tórax e braços, bacia e pernas.
 
Os segmentos cervicais e lombares são os mais móveis e permitem movimentos amplos em todas as direções. Entretanto a coluna vertebral não suporta o exagero de movimentos de rotação, hiperflexão e hiperextensão. A correta utilização da coluna vertebral prevenirá a dor. Na presença desta, ocorrerá uma diminuição de movimentos implicando em piora na qualidade de vida.
 
Uma maneira de mantermos a nossa coluna em condições de equilíbrio é o de realizarmos exercícios rotineiramente visando uma musculatura adequada para as suas funções e com isso evitaremos a presença da dor.

Dr. Henrique da Mota
Médico ortopedista, especialista pela Universidade de Lyon, França.
Diretor do Centro Médico da Coluna Vertebral 

 

Share this Post